sábado, 23 de abril de 2011

E eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia

Hoje é Dia de São Jorge, Dia de Ogum!
Como eu amo esse Santo/Orixá! Quanta gratidão tenho por ele, gratidão sem tamanho...
Ogum é aquele que abre os caminhos, é aquele que protege. Nos dá força e coragem para lutar. Nos dá proteção para continuar nossa caminhada. Ele é o responsável pelo Povo que cuida de nossas costas, pelo povo que põe a mão na massa para nos ajudar, pelo povo que limpa o que carregamos de prejudicial.


Apesar de ter o lado espiritual bem presente na minha vida, não sou de ficar acendendo vela e "enchendo saco de Santo" por qualquer probleminha. Eles sabem que, quando acendo uma vela e peço, a coisa tá pegando.
Há dois anos estávamos com muita dificuldade para conseguir resolver uns problemas relacionados ao financiamento de nossa casa: a vendedora estava de sacanagem - muita sacanagem, levamos um "não" do banco na primeira tentativa, era papelada que não saía, conflitos, prazos que venciam, a coisa estava muito desesperadora (eu chorava todo dia). Então eu acendi uma vela e "conversei" fervorosamente com São Jorge, pedindo ajuda, pedindo que ele abrisse nossos caminhos. Numa reviravolta deu tudo certo, e sabem que dia o financiamento saiu? 23 de Abril, claro. Desde então sou ainda mais grata a Jorge, eleito o guardião de nossa casa. Sua espada pode ser vista na entrada e sua imagem mora aqui com a gente.


Meu querido Jorge está sempre presente e é sempre festejado por mim. Não só hoje, mas no dia-a-dia, nas vitórias da vida. Esses dias eu nem precisei pedir, e ele abriu meus caminhos com tal capricho que eu me vi tendo que escolher entre SETE, sim, sete propostas boas de emprego.
E só agora, enquanto escrevo, que me dei conta: sabem qual foi o lugar que escolhi para trabalhar? O que tem um altar para Jorge/Ogum, com imagens dele e tudo.
SALVE, JORGE!!! OGUNHÊ, MEU PAI!


Também AMO a versão da Fernanda Abreu:


(Relevem as imagens dessa versão, não achei o clip original)

Nota: As imagens de Ogum que estão nesse post foram retiradas do site Jornal da Negritude: lindas e poderosas representações de Ogum.

Nenhum comentário: