sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Happy Halloween



E hoje é Halloween, na verdade Samhain, uma data religiosa e muito importante para quem é neopagão.
É dia de introspecção, de lembrar dos ancestrais (seja os ancestrais de sangue ou os ancestrais espirituais), de aceitar a morte como parte da vida, tornando o equilíbrio possível.
Acredita-se que do dia 31 de outubro ao dia 02 de novembro os portões entre os mundos fiquem abertos, e costuma-se colocar um prato a mais na mesa para homenagear os que já não estão mais entre nós ou deixar uma vela na janela para guiar os seres do outro mundo enquanto estes caminham entre nós, iluminar os caminhos. Sinistro, não?
Rituais de limpeza, banhos purificadores e meditações fazem parte dessa energia. Deixe morrer para renascer.

Para não deixar passar, ressucito um artigo meu de 2004, enjoy:

FELIZ DIA DAS BRUXAS !!
Como surgiu o Halloween
Samhain, a festividade celta que inspirou o Halloween, era a comemoração do fim do ano deste povo e também do verão, já que os celtas comemoravam todos os ciclos do tempo e da vida. Ocorria, aproximadamente, no dia 01/11, começando um pouco antes e terminando um pouco depois. Enfim, como este dia era um só "tempo sem tempo", uma data onde passado e presente se fundiam e tudo era apenas um momento, não temos como determinar o início e o fim desta celebração.
Neste período do ano os celtas estabeleciam contato com seus ancestrais e acreditavam que os mortos eram capazes de andar entre eles, chegando a deixar sinais nas casas para que os antepassados soubessem que eram bem-vindos. Porém, ao contrário do dia de Finados, uma adaptação de Samhain, não era uma data de dor e sofrimento, mas sim uma festa de comunhão com os mortos, honrando sua memória. Mas como Samhain "virou" Halloween e dia de Finados?
Bem, o cristianismo da época temia os mortos e os fantasmas e, por não entender o modo como os celtas cultuavam seus ancestrais, classificava esta atitude como "coisas do demônio". Assim, esta data passou a ser associada às bruxas (já que na Idade Média, qualquer comportamento que não seguisse à risca os preceitos da Igreja era considerado bruxaria).
Num primeiro momento as práticas espirituais dos celtas foram repelidas, para depois serem "reaproveitadas" na forma do cultuado Dia de Finados: em 02/11, um dia depois de Samhain.

Melissa Mell

2 comentários:

Clayton disse...

será q é por isso q eu sonhei com morte essa noite e nem me assustei?

saudade de vc, BFF... bjo

ABC disse...

Um dos meus dias favoritos do ano.