domingo, 27 de junho de 2010

Um dos livros mais bonitos que já li- Parte 2

Continuando com o livro de Bobin, aqui algumas passagens em que a protagonista fala sobre a mãe: olha, que lindo!
"Minha mãe é louca, eu acho. Desejo a todas as crianças do mundo que tenham mães loucas, são as melhores mães, as mais adequadas para os corações adequados das crianças. Sua loucura lhe vem da Itália, seu primeiro país. Na Itália, o que está dentro, eles põe para fora. A roupa para secar e o coração para levar, põe tudo na rua, num fio entre duas janelas, e fazem o inventário várias vezes por dia, diante dos vizinhos, numa ópera interminável de gritos e risos".
"Todos estão apaixonados por minha mãe nesta tribo, e ela deixa estar: esses incêndios declarados ao seu redor são o melhor jeito de manter meu pai ao seu lado".
"O círculo é simples: quanto mais você for amada, mais vão amá-la. O truque está no começo, para ser amada uma primeira vez. É preciso sobretudo não pensar nisso, não procurar, não desejar. Ser louca, contentar-se em ser louca, em rir chorando, em chorar rindo, os homens acabam por vir, atraídos pela clareira da loucura, seduzidos por aquela que nem mesmo tem a preocupação de agradar."
"Ela é eterna, minha mãe. Sei que a morte entrará um dia em seu corpo e que a alma dela sairá para não ficar sem ar, para continuar a divagar noutro lugar, de outro modo. Sei muito bem, mas, esperando esse dia que não se deve esperar, tenho louco prazer em ouvir sua voz, ouvir, não escutar, as palavras não têm tanta importância, o que temos a dizer na vida senão bom-dia, boa-noite, te amo e ainda estou aqui, por um pouco de tempo, viva, na mesma terra que você."

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Um dos livros mais bonitos que já li- Parte 1

Um dos livros mais bonitos que já li foi Compasso de Fuga, de Christian Bobin . Lelê que me emprestou, dizendo "esse é o livro mais lindo do mundo!". Realmente, o modo como ele escreve, as palavras que usa e as coisas que diz são de uma beleza tocante. Compartilho com vocês aqui alguns trechos:
"Ele sofre de melancolia. Você sabe o que é melancolia? Você já viu um eclipse? Pois bem, é isto: a Lua que se põe à frente do coração, e o coração que não emite mais sua luz. A noite em pleno dia. A melancolia é doce e escura."
"O que lhes digo vem de minha avó, algumas horas antes de sua morte. Perguntei-lhe: " Vovó, o que é mais importante na vida? Só uma coisa conta, pequena: é a alegria, nunca deixe ninguém te tirar a alegria. Ela dizia: alegria. Acho que os religiosos diriam: graça. Mas minha avó não frequentava essa gente. Desde então, vivi sob esta palavra. No fundo, meu marido nunca soube a verdadeira razão de nossa separação. No entanto, era simples. Quando me casei, a alegria estava no meu coração. Se me divorciei, foi porque ela ameaçava partir."
"E pensei que a loucura talvez venha no lugar das lágrimas que não se sabe chorar".
"É preciso fazer as coisas para entender depois, e somente depois, porque as fizemos".

sexta-feira, 18 de junho de 2010

E lá vamos nós



Ano passado emagreci 12kg. Sem remédios e sem loucura, só com dieta e academia.
Hoje acredito ter engordado tudo de volta: que merda.
Não sei o que houve. Aprendi em neuro que manter é difícil e que o cérebro vai tentar ajudar o corpo a recuperar os kgs. Já li mais de 1 vez que somos "programados" para estocar gordura no corpo desde a época das cavernas, que o corpo entende que está sob stress e doente muito fácil.
Sei lá, odeio esse tipo de desculpas. Sei que minha dieta foi longa e restritiva e cansei de não comer o que queria. Sei que veio Natal, trabalho novo do Rodrigo mudando toda a rotina e gerando um puta stress, reforma em casa, freela desgastante, diminuição da quantidade de exercícios praticados quando saí da academia pra fazer só boxe, larguei mão de fazer a Dieta chata com a disciplina que ela exigia, teve a monografia, machuquei a lombar e fiquei sem me exercitar...
Sei lá. Só sei que stress/ansiedade produz mais corticóides e ajuda no inchaço e no ganho de peso. Só sei que a calça mais larga, a que perdi rapidinho ano passado, quase não entra. Vejo o aumento de peso e detesto isso. Mas me recuso a me estressar ainda mais, ainda me acho bonita e não vou surtar.
Me matriculei numa academia nova e estou confiante, mas ainda não entrei no ritmo. Lá, faço natação e hidroginástica no mesmo dia, aula de bike, vou começar musculação e esteira- e voltar a me exercitar tanto como fazia ano passado. Tá pra sair minha nova dieta, e essa não deve ser tão restritiva. Fechei um pacote com dez sessões de Drenagem Linfática, o que ajuda bastante se aliado às outras coisas. Então é dar tempo ao tempo.
É foda não surtar quando vejo algumas partes do corpo, mas tamos aí. Graças a Deus que sou saudável, me adoro como sou, tenho um marido que continua me achando hot, não sou modelo e não vivo de ser magra. Sou muito mais do que casca e aparência e continuo sendo elogiada por esse Braseew. É tudo questão de vaidade minha.
Mas, como meu objetivo é ter um peso legal, um corpo bonito e forte, também acho uma delícia essa parte de ir conquistando objetivos a cada dia.
E lá vaaamos nós.