quarta-feira, 23 de junho de 2010

Um dos livros mais bonitos que já li- Parte 1

Um dos livros mais bonitos que já li foi Compasso de Fuga, de Christian Bobin . Lelê que me emprestou, dizendo "esse é o livro mais lindo do mundo!". Realmente, o modo como ele escreve, as palavras que usa e as coisas que diz são de uma beleza tocante. Compartilho com vocês aqui alguns trechos:
"Ele sofre de melancolia. Você sabe o que é melancolia? Você já viu um eclipse? Pois bem, é isto: a Lua que se põe à frente do coração, e o coração que não emite mais sua luz. A noite em pleno dia. A melancolia é doce e escura."
"O que lhes digo vem de minha avó, algumas horas antes de sua morte. Perguntei-lhe: " Vovó, o que é mais importante na vida? Só uma coisa conta, pequena: é a alegria, nunca deixe ninguém te tirar a alegria. Ela dizia: alegria. Acho que os religiosos diriam: graça. Mas minha avó não frequentava essa gente. Desde então, vivi sob esta palavra. No fundo, meu marido nunca soube a verdadeira razão de nossa separação. No entanto, era simples. Quando me casei, a alegria estava no meu coração. Se me divorciei, foi porque ela ameaçava partir."
"E pensei que a loucura talvez venha no lugar das lágrimas que não se sabe chorar".
"É preciso fazer as coisas para entender depois, e somente depois, porque as fizemos".

Nenhum comentário: