quinta-feira, 22 de julho de 2010

Para quem tem medo de dirigir


Estava lendo uns depoimentos de pessoas que tem pavor de dirigir. Geralmente são novos de carta, sem carta ou sem prática.
Tenho mais de 10 anos de carta e já dirigi muito, vivo no trânsito maluco de São Paulo, já bati o carro duas vezes (bateram em mim :P- nada grave, graças aos deuses!), já peguei estrada, já peguei tempestade, já fiquei dentro do carro enquanto ele enchia de água e faço uma baliza como ninguém.
Sei que pânico de dirigir é algo muito sério e que não é resolvido, assim, com palavras. Mesmo assim, me deu vontade de falar o que sei. Aqui vão algumas dicas não-profissionais, baseadas apenas no que vivi:
- Direção é assim: TEM QUE PRATICAR! Qunto mais se pratica, com menos medo e mais confiança a gente fica. Tem que praticar, praticar e praticar, não adianta.
- Praticamente impossível não ralar carro em pilar ou fazer barbeiragem quando se é nova de carta. Há de se ter essa consciência e desencanar. Coisa normal também é se envolver em pequenos acidentes nessa fase e até bater em outros carros, faz parte.
- Ralar calota, bater espelhinho, encostar pára-choque na hora da baliza, isso continuará acontecendo mesmo depois de um tempo, basta estar distraído.
- Acho que o mais ariscado é quando a pessoa corre. Quando a pessoa anda numa velocidade "de segurança", 40/60, que seja, na faixa adequada e saindo da frente dos apressadinhos, é MUITO DIFÍCIL fazer merda ou sofrer acidente grave. Então andem devagar, evitem Marginais ou Rodovias no começo, e beleza.
- Muito importante saber ignorar os outros. Dane-se se o cara tá com pressa e você está no meio da baliza, azar de quem buzina e azar que seu carro morreu na hora em que o sinal abriu. Ignore a fúria alheia, peça desculpas com a mão, e take your time. Se afobar por causa dos outros é perigoso e desnecessário.
- No começo, evite situações estressoras, tipo dirigir em tempestade, ladeiras que chegam aos céus, pegar serra, pegar rush. Pegue o carro pra levar sua mãe no supermercado, o irmãozinho no shopping, fazer coisas no bairro. Você vai pegando confiança e experiência.
- No trânsito, você deve dirigir por vc e pelos outros. Fique ligado no segundo carro à sua frente. Quando ele brecar, vc vai brecando. isso evita engavetamentos.
- Em cruzamentos sem semáforo vale a lei de ninguém: nunca vou sem olhar. Não conto com a civilidade de quem vem do lado escrito PARE.
- Uma das piores coisas é hesitar. Não fique no "vai-não-vai" na hora de ultrapassar alguém, mudar de faixa ou brecar no semáforo. Vá com tudo ou breque bem antes, sem meio-termo.
Para fechar, as 3 mais importantes:
1) Se furar o pneu, nunca pare na rua. Meus pêsames para sua calota e o que mais estiver ferrado naquela hora, foque em sua segurança. Dirija bem devagar até o próximo posto de gasolina e, chegando lá, troque o pneu, peça ajuda ou chame o seguro.
2) Se bater o carro, independente do que acontecer e do quão estúpido e nervoso estiver seu "agressor", NÃO BRIGUE. Nunca. Deixe que as seguradoras se matem, faça B.O. e deixe a lei agir, deixe pra conversar quando a poeira baixar, se vire pra pagar depois. O procedimento é: desça do carro em segurança, pergunte se as pessoas do outro carro se machucaram, anote e troque placas e telefones e vá para a delegacia ou para casa. Ficar discutindo quem vai pagar o que no meio da rua e de cabeça quente, não leva a nada. Experiência pessoal de quem escapou ilesa de uma batida em que uma ogra de uns 100 kg saiu do outro carro, me olhou com fúria e esmurrou o próprio capô, à la macaca Monga: tenso, hahahahahahah.
3) Nunca brigue no trânsito. Evite até buzinar e passar xingando. A gente nunca sabe que tipo de animal está por trás do volante e é sabido que muitos usam o carro para arrumar confusão e conseguir externar tudo de ruim que carregam. Engula sapo, deixe o cara sumir, leve desaforo pra casa, dê passagem, não entre em pequenos rachas ou imbecilidades do tipo. Ter a última palavra numa discussão dessas não muda a vida de ninguém. Sei o que digo pois, além de conhecer histórias terríveis, eu era muito inflamável no trânsito. Muito. De descer do carro pra pedir satisfações, perseguir o FDP que me jogou na calçada e bater no carro dele de propósito e outras atitudes drásticas das quais eu me envergonho muito. Agradeci muito por nunca ter me envolvido em algo grave, pois bem poderia ter encontrado um justiceiro nervosinho como eu e armado pela rua. Com certeza alguém despejando ódio na gente estraga o dia, mas reagir é muito arriscado, não leva a nada, e só faz mal: "Todos estes que aí estão. Atravancando o meu caminho, Eles passarão. Eu passarinho!"
Espero ter ajudado e, se tiverem mais dicas, deixem nos comentários.
Dirigir é UMA DELÍCIA, espero que consigam.
Beijos motorizados.

Nenhum comentário: