domingo, 23 de maio de 2010

Tirando o peso das costas


Pra quem não sabe eu tive lombalgia. De novo (tive há uns 12 anos).
Sempre tive má postura, hiperlordose e tal. Volta e meia a lombar dá umas travadas, volta e meia tô na bolsa de água quente e tendo cuidado extra nas atividades físicas para não sobrecarregar a coluna.
Dessa vez, com a má postura, o meu sofá péssimo (onde trabalho com o laptop no colo e passei muitas horas pesquisando e escrevendo meu artigo) e- claro- o componente emocional, a coisa foi mais grave: doía ficar em pé, doía ficar sentada, doía deitar em algumas posições, doía pra andar, doía existir.
Muita bolsa de água quente e nada além de pouco alívio momentâneo. Anti-inflamatório por conta própria, e não sarou (interrompi com alguns dias, não curto tomar remédio prolongadamente). Salto alto excluído do armário doa a quem doer, e só não piorou.
Fui ao médico e ele diagnosticou a Lombalgia e preescreveu 10 sessões de Fisioterapia que, graças aos céus, meu plano cobre. Não quis me preescrever remédio para não "me entupir de medicamentos", a não ser que ficasse insuportável. Exercícios proibidos, repouso absoluto. Consegui negociar Hidroginástica (na academia que pretendo fazer tem), mas não consegui começar ainda.
Nunca havia feito Fisioterapia: foram 10 sessões 3 vezes por semana, profissionais simpáticas, choquinhos, deitar em chapa quente (Hmm, delícia. Mesmo), alguns exercícios posturais e 2 livros que consegui ler. A Fisio recomendou que eu fizesse RPG para corrigir de vez esse problema, do contrário pode gerar hérnia de disco e até artrose, quando a idade chegar.
Nesse meio tempo também procurei identificar e resolver os componetes emocionais e decidi que vou me esforçar ao máximo para conseguir fazer natação, já que ela vai me ajudar não só a perder peso como vai me relaxar, melhorar respiração (oi, asma!) e, pelo que descobri com as fisios, trabalhar minha postura.
As dores melhoraram MUITO, já cheguei a fazer umas caminhadas sem dor, fui ao QBazar (horas em pé e andando) e só doía quando ficava sentada muito tempo nesse maldito sofá ou muito tempo em pé. Ainda sinto meio inflamado e ainda há alguma dor.
Amanhã (daqui a 8 horas, para ser mais precisa) volto no médico, vamos ver o que ele diz.
Eu só faço questão de ter alta da Fisio, de ter sarado. Se eu puder pedir mais alguma coisa, seria que ele me liberasse para começar a natação. O ideal mesmo seria que eu tivesse sarado e fosse liberada para todo tipo de atividade e para a Dança também (decidi que vou voltar, assunto pra outro post).
Na verdade, só quero que essa dor chata vá embora.:(
Oremos.

2 comentários:

Mai Gonçalves disse...

Aff, dor na coluna é tudo q há de pior. tenho uma hernia lombar q comprime meu ciático q eu peço pra morrer qnd tenho crise.
no meu caso, eu fiz um mês de hidroterapia e melhorou muito. minha fisio indicou pilates, mas eu ainda nao tive tempo ($) pra começar.
boa sorte no médico, menina e melhoras!

Fabi disse...

Oremos, torcemos e esperemos por boas notícias!
Beijos e boa sorte! ;)