quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Os shows de 2012

Se, em 2011, fui a MUITOS shows, em 2012 fui mais comedida: foram poucos e bons. Poucos e bons na teoria, pois alguns tinham tudo para ser muito mais do que bons e foram o oposto disso.

Vamos à minha tradicional retrospectiva de shows de 2012. :)



- Morrissey: 

Como ir do mais alto pedestal no meu coração ao bode e ao ódio em apenas um dia.
Gente, foi O PIOR show de 2012 e um dos piores da minha vida. E olha que as expectativas estavam lá no alto, do tipo pensava que ia ao show e já ficava emocionada e adolescente.

Pois bem, começando pelo fato de que o Espaço das Américas não está à altura nem de um show "Virgulóides Revival" quanto mais aos pés do deus do Smiths. Resumindo: não tem ar-condicionado, o som falhou em várias músicas, a organização deixou pessoas esperando 40 minutos na rua, na chuva (e na fazenda) numa fila sem razão de existir e o único estacionamento do local estava lotadíssimo.

Para completar, o tio Morrissey é um pé no saco: 

1) Não deixa ligar os telões, ou seja: quem não está na pista VIP não vê NADA. Se era um espantalho no palco, vou morrer jurando que era ele, pois não consegui ver a cara do bonito.
Claro que isso não é divulgado e você só descobre na hora, depois que passou perrengue e pagou módicos quatrocentos reais para ver um dos maiores ídolos da sua adolescência. 

Será que ele realmente acha que alguém está lá para ver se ele envelheceu bem, se tá gatinho? Deveria direcionar essa energia para sua voz, essa sim já mostrando sinais de que não é mais a mesma.

2) Tocou meia dúzia de músicas dos Smiths e o resto de seu premiadíssimo -sqn- trabalho solo. Claro que eu já sabia o setlist antes, e foi muito mágico ouvir "There is a light that never goes out" "How soon is now?", "Alma Matters" e "Every day is like sunday", mas isso combinado com os outros detalhes deu uma nublada no amor.

3) Morrissey é o cúmulo da hipocrisia. Faz discursos imensos contra o sistema, a monarquia inglesa e quem come carne, mas não é nem um pouco sensível, gente boa ou desapegado na hora de cobrar 400 reais de seus fãs (o mais barato) e ficar miguelando hits e telão. Peguei nojo profundo, valeu pela experiência, porque sempre sonhei em ver um show dele.



- Gipsy Kings

O fiasco número 2 de 2012. Para os que estranham esse show na minha lista(por mais cafona que eu seja), é preciso dizer que AMO música cigana, fiz Dança Cigana por um bom tempo e sempre sonhei em assistir a um show dos tiozão da rumba flamenca. Já tinha até desistido, quase morri quando soube que eles viriam para cá, pela primeira vez na carreira.

Para começar bem o show, uma mulher entra no palco e anuncia que o vocalista principal estava com laringite e não poderia cantar, "mas palmas para ele, porque ele veio". Pô, veio? Que bacana da parte dele! Valeu, que máximo! Hahaha, foi tão bizarro que até ri- e ninguém pode prever coisas desse tipo, tudo bem, acontece. 

O problema foi que os Gipsy Kings, donos de incontáveis sucessos conseguiram a façanha de cantar apenas TRÊS músicas conhecidas. Sim, isso mesmo. Juro, você precisa acreditar em mim! Tenho o "Greatest Hits", sei do que estou falando. Olha o setlist deles e me diz quantas você conhece:

Rumba Tech** / Djobi Djoba / La Negra** / Avanssa** / Cuba** / Caramelo** / Fairies** / Un Amor / A Tu Vera / La Dona / Baila Me / Tampa / Sol y Luna** / Mi Corazón / Samba Samba** / Pena Penita / Sabroso** / Volare

Bis:
Para Para** / Bamboleo (**inéditas em álbuns de carreira)

(Fonte: http://gkmusiqueetpassion.blogspot.com.br/)




- Duran Duran: 

Quando já estava achando que o "Deus dos Bons Shows" havia me abandonado e já estava me preparando pro Duran Duran virar uma banda Gospel e tocar o repertório de Aline Barros e Diante do Trono, a sorte mudou: que show lindo!

Duran Duran foi uma das 5 bandas que mais amei na infância/adolescência. Eles, The Cure, Tears For Fears, Smiths e Police.

O show foi uma delícia! Tipo Erasure, que vi ano passado: alto astral, ultramegahits, vocalista com o carisma intacto e good vibes durando dias após o show. 

O Simon Le Bon, além de ter ficado um cacurinha bem magia, continua com a voz única, o ritmo e a simpatia que os fãs esperavam ver. O repertório foi MARAVILHOSO, com praticamente todos os sucessos 80´s que o público queria: ouvir "A View to a Kill", "Notorious", "Hungry Like a Wolf", "Save a Prayer"  "The Reflex" e "Wild Boys" ao vivo me fez mais feliz em 2012.

Olha que lindo:

 
Before the Rain 
Planet Earth
A View to a Kill
All You Need Is Now 
The Reflex
Come Undone
Safe (In the Heat of the Moment) 
Is There Something I Should Know?
Girl Panic!
Tiger, Tiger
Save a Prayer
Notorious
White Lines (Grandmaster Flash & Melle Mel cover)
Ordinary World (com Fernanda Takai)
Hungry Like the Wolf
(Reach Up for the) Sunrise
Wild Boys / Relax (Frankie Goes to Hollywood cover)
 
Bis
Girls on Film
Rio
Fonte: http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2012/05/03/em-sp-duran-duran-encerra-turne-brasileira-com-show-animado-e-save-a-prayer.htm

Até relevei a Fernanda TakZzzzzzzzzzzzzzz destruindo "Ordinary World" e falando em inglês com o público paulistano...




- Lady Gaga

Amei tanto o show e, principalmente, a doçura e simplicidade da Stefani Germanotta, que sai do Morumbi transformada em "Lírou Monster"- e esse foi o comentário de todos os meus amigos que foram ao show, amigos de idades e gostos musicais diferentes.

Eu nunca fui superfã, mas achei que me arrependeria se perdesse a chance de ver a loucura da cantora mais talentosa e inovadora dos últimos tempos de perto e resolvi ir. Ainda bem que segui meus instintos...

Ela é DEMAIS, maravilhosa! Performática, intensa, animada, "conversadeira" e fofa, fofa, fofa! Do tipo que agradece por termos ido ao show, já que sabe que os ingressos são caros e gastamos com roupa, transporte, alimentação...Uma linda!

Em 2012 troquei o show da Madonna pelo da Mother Monster e não me arrependi 1%- e olha que eu AMO a Madonna desde a década de 80, vi a véia surgir para o mundo (será que isso faz de mim uma véia também?), mas a qualidade do trabalho de Madonna está caindo ao mesmo tempo que sua arrogância está crescendo, e essa equação é bem pouco interessante para mim. Tudo bem se sentir e ser uma Prima donna nas tours fodásticas de "Blondie Ambition", "Girlie Show" e "Confessions", mas tinha que ter baixado beeeeeeeeeem a bola com Sticky & Sweet Tour e MDNA (ainda mais cara e com menos hits do que a anterior).

Enfim, voltemos à Lady Gaga: a entrada dela no palco foi demais, as performances, as danças, os hists...Impecável! Amei tanto que botei "Born This Way" tocando no carro em loop por uns 15 dias seguidos depois do show. 

Só amor pela Gaga- e o Morumbi estava lindo e bem cheio, com cerca de 50 mil pessoas- por mais que talifãs de outras divas digam o contrário. O melhor show do ano, dentre os que fui.



- Kid Abelha

Kid Abelha é muito datado, né? Tô nem aí, gente, sou tudo menos hipster!
Enfim, dia desses me dei conta que nunca tinha ido a um show dessa banda bem legalzinha dos anos 80 e, logo depois, rolou o anúncio do show de 30 anos da banda, recheado de sucessos. Combinando isso tudo com o local do show ( Via Funchal, do lado do trabalho e uma das casas mais gostosas, simpáticas e despretensiosas de SP, que fechará suas portas em 2013) e o preço do ingresso- paguei 80 pila- e não tinha como deixar passar, né?

O show foi uma delicinha! Paula Toller ainda manda muito bem com sua voz intacta e linda, os arranjos e as dancinhas 80´s divertiram os presentes e o repertório foi sensacional: deu vontade de sair de lá e ir direto pro Karaokê!

Pena que o show foi "mesa" e não "pista", mas uma hora a galere invadiu e tudo virou uma grande festa divertida, como deveria ser. 

Gostei tanto que comprei o CD do show na mesma semana (sim, CD, sou dessas).

Enfim, esse foi meu post já tradicional de "resumo dos shows do ano". Também vi alguns shows em eventos que trabalhei - como um show dos Titãs, que mandaram muito bem com um repertório mais roots e menos coxa e o Sónar, que vai ganhar um post só pra ele, de tão "life changing" que foi.

Esperanças/wishlist para 2013: The Cure, Depeche Mode, Pet Shop Boys, Garbage (que volte sozinho depois de ter vindo em festival, como fez o Duran Duran), The Police, Annie Lennox, e mais uma vez Seal e Simply Red, por favor. 
Nota: essa lista é totalmente fantasiosa e pouco provável, apenas minha lista de desejos, mas quem sabe? :)